Quando se é velho demais para uma balada?

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Habilidades Sociais - Quem precisa?

Muito além da Qualificação Técnica

Ter MBA, várias faculdades, vivência no exterior e idiomas pode não significar tanto se o profissional não possuir habilidades pessoais, sobretudo na relação com o grupo.

Habilidades pessoais contam tanto quanto nível de estudo.

MBA e especializações podem ir por água abaixo se o profissional não souber gerir equipes, se comunicar, entender, decidir e negociar suas posições (profissionais e pessoais).

As qualificações técnicas (graduação, pós graduação e MBA) não são os únicos indicativos para saber se o profissional está qualificado para o mercado de trabalho. Segundo a pesquisa “Capacitação para competir: Ensino pós secundário e sustentabilidade empresarial na América Latina”, elaborado pelo Economist Intelligence e patrocinado pela Dell e pela Fedex, feita com 192 executivos sênior na América Latina, a busca das empresas não está somente focada nas competências técnicas, mas também nas habilidades sociais.


Habilidades Sociais

A globalização aumenta a necessidade por habilidades interpessoais. Os cursos profissionais ainda hoje focam mais no desenvolvimento técnico em vez do pessoal. É interessante notar que este é um padrão que ocorre há muito tempo; peguemos, por exemplo, as faculdades brasileiras, muitos se queixam que ao se formarem e entrarem no mercado profissional encaram uma dificuldade muito grande, pois sua formação priorizou a técnica em detrimento de uma formação que lhe permitisse desenvolver suas capacidades sociais.

Sendo assim, podemos dizer com segurança que os profissionais que entram nas empresas se deparam com uma grande distância entre os conceitos aprendidos na universidade e a prática de mercado de trabalho.

Isto explica o motivo de muitos profissionais que embora tenham um currículo fantástico, ao se verem diante de uma questão para ser resolvida recorrem a respostas padrão como ficar inflexíveis, paralisados ou em muitos casos atém agravarem o problema.

Relacionar-se bem e saber trabalhar em equipe ou liderar e comunicar-se ou enfrentar um desafio e ser flexível ou ser criativo nas soluções e persuasivo nas negociações, são itens que podem ser aprendidos com a experiência, em maior ou menor grau dependendo de profissional para profissional.

As pessoas que já nascem com essas habilidades, podem ser consideradas líderes natos.

Assim, se você procura desenvolver estas habilidades se inscreva em nossos cursos e aumente sua visibilidade, sua rede de contatos, sua influência, feche mais negócios, venda melhor suas idéias e tenha sucesso tanto no campo profissional quanto no pessoal.

Bibliografia - Jornal: O Estado de S.Paulo - 29 de Novembro de 2009


Atenciosamente,

Luís Chiba
Cel.: (11)80146841
Email: lchiba@claudiolara.com
www.claudiolara.com

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