Quando se é velho demais para uma balada?

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Dicas para se comunicar bem

A Arte da Comunicação
Na comunicação a linguagem corporal mais entonação de voz tem grande impacto na mensagem e na lembrança das pessoas. Enquanto o conteúdo (palavras utilizadas) da comunicação em si tem pouco impacto nas pessoas.
Outros fatores importantes no momento da Comunicação é saber ouvir e deixar as pessoas se expressarem (perguntas,argumentos e idéias).
O que não fazer na hora da comunicação:
1 - Julgar: "Você esta errado", "O que eu falo é a verdade"
2 - Se sentir superior: "Sou melhor", "Quem é você para falar isto?", "Por que tenho que ouvir isto deste fulano?", "Não devo ser criticado"
3 - Entrar Determinado: " Não adianta argumentar já tenho minha decisão, não mudo de opinião"
4 - Controlar: "Você deve fazer desta forma", "Não adianta fazer deste modo"
5 - Manipular: "Conto com vocês", "Vocês estão na equipe para dar conta do recado, se não podem.....", "Vocês sabiam que eu contava com seus desempenhos"
Como encorajar as pessoas a participarem da comunicação
Devemos usar os seguintes tipos de frase:
"Eu entedo desta forma e você como entende?"
"Nós devemos trabalhar juntos para superar este desafio, embora tenhamos pontos de vista divergentes em alguns momentos, acredito que é exatamente por esta razão que conseguiremos nos encaminhar para uma ótima resolução para esta dificuladade"
"Você percebe a oportunidade que temos aqui bem ao nosso alcance e tenho certeza que sabe como podemos chegar a um bom resultado"
"Eu quero agradecer sua atenção à dificuldade e imagino como você se sente em relação a ela"
Outras dicas no momento da comunicação
1- Se distanciar das emoções no momento da comunicação, para que sua comunicação não sofra interferências.
2- Não interromper o raciocinio dos outros.
3- Não dispersar.
4- Se concentrar na mensagem.
5- Mostrar interesse no que a outra parte fala.
6- Manter contato visual.
7- Fazer perguntas.
8- Falar sobre assuntos relevantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário