Quando se é velho demais para uma balada?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Parcerias Estratégicas - Uma questão de sinergia

Acredito que todos já notaram, a cada ano que passa fica mais e mais difícil promover e maner sua empresa crescendo, isto explica em grande parte os altos indices de perecibilidade das novas empresas.

Ficam muitas perguntas no ar para o empreendedor? O que fazer primeiro, como ser mais rápido na execução do processo, porque não consigo atingir os resultados planejados, no papel tudo parece tão fácil, até quando vou ter que investir tanto e colher tão pouco resultado? e etc etc etc.

Estava discutindo sobre este e outros assuntos com outras empresas, algumas da rede (Comunicação, Brandig, Eco turismo, Imobiliárias, pequenos varejo e outras empresas em meu ramo de atuação) e conversa vem, conversa vai pensei porque não estabelecermos parcerias estratégicas.

Falei com as empresas e coloquei a idéia na mesa para discutirmos e vermos como podemos aproveitar nossa sinergia (gastos com comunicação, esforços de vendas, concentração de esforços, aumento de tempo para atividades estratégicas, maior foco no que realmente interessa, ações conjuntas, promoções, politícas de preços, concorrência e mercado).

Fechei com algumas, outras preferiram continuar seu vôo solo.

Posso dizer que é desgastante o processo, mas os resultados compensam.

Uma vez que tomamos a decisão de caminhar nesta direção precisamos responder as seguintes questões:

1 - Como negociar uma aliança/parceria que eu possa aceitar?

2 - O que minha empresa pode ganhar com a aliança e o que pode oferecer como benefício para a outra empresa.

3 - Como adequar os objetivos de nossas empresas, nossos sonhos e vontades?

Para se chegar a um consenso, é interessante que as empresas parceiras façam um brainstorming sobre uma lista de objetivos, idéias e sonhos.

Depois existe a necessidade de priorizar o que trará maior retorno visando seus objetivos.

Nesta fase é importante que as empresas sejam sinceras e transparentes compartilhando informações, deixando claro seus objetivos e necessidades é importante que todos participem e entendam o que esta sendo discutido.

Também é importante que além dos donos, os funcionários estejam participando do processo para que se consiga estudar as melhores formas de viabiliazar o plano traçado.

Finalmente alinhe as culturas das empresas trabalhando a comunicação de idéias. Neste momento não existe espaço para falhas de comunicação.

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